segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

SOS Pele: Como recuperar depois das festas

Depois dos jantares de Natal, das refeições de três horas na mesa, de longas noites de festa, viagens, feriados e passagem de ano regadas a drinks, você percebeu que a sua pele  precisa de uma intervenção?
Esta temporada de festas foi um excelente bálsamo para a alma. Mas todos os bons drinques, os jantares de Natal, de amigos, de ex-colegas, de amigos de infância, o peru, os salgados, os petiscos, os feriados, as viagens, as noites e a falta de boas e longas horas de sono fizeram (mesmo que ainda não tenha apercebido) um estrago na sua pele. E com tanta festa pela noite fora, consegue jurar que foi fiel à sua rotina de cuidados rotineiros?

Se começou 2016 com a pele desidratada, cheia de acne, avermelhada ou pálida, precisa de um SOS para a voltar a deixar em forma urgentemente. Hoje, quando chegar em casa, tire meia hora para você. Uma boa dose de antioxidantes, vitaminas e tratamentos reparadores vão fazer com que você inicie o ano novo com o pé direito.

Faça uma limpeza e uma esfoliação — Claro que pode optar por fazer um tratamento num salão, mas uma boa limpeza e uma esfoliação em casa já vão ajudar a diminuir os danos causados durante as últimas duas semanas.

Aplique uma máscara calmante — As máscaras vão ser sua boia de salvação porque vão fornecer nutrição profunda e fazer com que a sua pele fique imediatamente com uma aparência aparentemente saudável. Escolha uma que seja calmante, reparadora ou desintoxicante (verde).

Experimente produtos com vitamina C — A Vitamina C fornece uma proteção potente de antioxidantes e é um dos ingredientes número 1 nos cuidados de beleza. Um shot de vitamina C vai aumentar o brilho, suavizar a textura e energizar a pele exatamente na altura em que ela mais precisa.

Alivie as bolsas debaixo dos olhos — É um dos primeiros sinais de que a sua temporada de festas foi selvagem. As rodelas de pepinos e os sacos de chás de camomila são aquelas opções caseiras que, nestas alturas, nos lembramos sempre para desinchar os olhos.

Combata as vermelhidões — Muito álcool, mudanças de temperatura, stress e uma alimentação menos regrada podem gerar picos de vermelhidão que, muitas vezes, resulta em pele seca e manchada. Neste caso, toda a sua limpeza e hidratação tem de ser feita com produtos próprios para a sua pele. O Aloé vera e a camomila, por exemplo, são bons ingredientes curativos que deve procurar.

E não se pode esquecer da acne — Toda a agenda social das últimas semanas pode levar ao aparecimento de algum acne, mesmo que a sua pele não seja propensa a isso. Se for esse o seu caso, produtos com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla vão controlar o aparecimento destas lesões, reduzir a inflamação e matar as bactérias que causam acne.

Relaxe a sua pele — Assim como o seu corpo precisa relaxar de todo o stress pós-festas, a pele precisa do mesmo, cosmeticamente falando. É aqui que os antioxidantes entram porque vão reduzir este processo de oxidação celular. Produtos que contenham ingredientes como chá verde ou resveratrol (extrato de semente de uva) vão restaurar o equilíbrio da pele.

Não queremos ser negativos, mas vai ter de fingir — Fazer este detox da pele não fará com que ela fique maravilhosa da noite para o dia e vai demorar algum tempo até a sua pele voltar ao "normal".  Entretanto, pode “fingir” com alguns produtos chave como: um corretivo para esconder as olheiras, um iluminador para dar vida ao rosto e uma base para criar um ar saudável e uniforme para a pele.

Claro que não tem que seguir estes oito passos religiosamente (embora o 1, 2 e 3 sejam obrigatórios). O ideal será perceber o que é que a sua pele mais precisa e fazer um cocktail potente. Se não tem vermelhidões não precisa de Aloé vera mas se se apercebeu de que lhe apareceu uma acne estranha, vale a pena apostar num produto com ácido salicílico.

Os ingredientes com que vai alimentar a sua pele agora são fundamentais para restaurar o equilíbrio que ela precisa depois de duas semanas vivendo constantemente o filme A Ressaca.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!