sábado, 25 de janeiro de 2014

        São Paulo 460

Dia 25 de janeiro, aniversário de uma das maiores capitais do mundo, que guarda entre blocos de cimento, barras de ferro, carros, mega-construções e barulhos ensurdecedores, grandes nomes da cultura pop. São Paulo é a terra natal de gente que soube fazer a diferença na cena da arte contemporânea, não só brasileira como mundial.

Não tenho dedos o suficiente pra contar por quantos nomes passei, que seriam interessantíssimos de se ler sobre, porém minha ganância não me deixou escolher só um, quer dizer, são dois em um. Escolhi OS GÊMEOS, dois irmãos paulistanos, grafiteiros e que sabem materializar o cotidiano.
Com o forte traço de crítica social, os trabalhos de Otávio e Gustavo Pandolfo (1974) saiu do Cambuci pra ser conhecido no mundo, ajudando a formular as características do graffiti brasileiro. Porém, viver de graffiti não é uma opção fácil, ainda mais em meados de 90 onde nem material adequado existia. "Tintas de carro, spray e bicos de desodorante quebravam o galho pro traço sair perfeito."

As proporções desse trabalho, aumentaram assim que a convite de Loomit os irmãos partiram mundo a fora realizando projetos em diversos países. A primeira grande exposição foi em São Francisco, na Luggage Store em 2003. Daí em diante suas obras passaram a ganhar nome no mercado de arte contemporânea, sendo conhecidas além das ruas.
No mês de outubro de 2013, OSGÊMEOS realizaram um trabalho em parceria com o inglês Bansky. A obra conta com dois quadros que foram expostos em baixo de uma ponte na na West 24th Street, em Nova York. O projeto nomeado Better Out then In, foi descrito por Bansky como uma sátira as galerias de arte.
Uma lei de combate a poluição visual, fez as obras de OSGÊMEOS e diversos outras personalidades da street art terem suas obras cobertas de cinza. A ação gerou um documentário gerado por financiamento colaborativo, assista ao trailer de Cidade Cinza a baixo.

Por: Alvaro Danezine
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!