domingo, 27 de abril de 2014

Os atuais e sustentáveis containers

Bonitos, nem todos. Sustentáveis, sempre! O termo container surgiu da reutilização de containers de transporte inicialmente no Japão, Inglaterra e Holanda, tendo um custo reduzido além de ter menos impacto ao meio-ambiente.

Os baús gigantes são utilizados para transporte de cargas e descartados após oito anos de uso. Isso não significa que eles não podem ser reutilizados para outros fins, como: casas, escritórios, lojas e até consultórios.
O uso de containers é um exemplo de sustentabilidade no aspecto de não produzir CO2 in loco. O material para execução do container pode ser reutilizado ou comprado em chapas prontas. O benefício ao ambiente é que ela pode ser posteriormente reciclada no caso de materiais metálicos ou biodegradada no caso da madeira. Existem projetos de containers feitos de concreto, que para mim, se o concreto for moldado in loco, não é container e sim bloco, pois durante sua execução, liberará CO2. O uso de placas cimentícias também é considerada container, pois é mais maleável caso haja posterior reforma.
O container é feito com uma estrutura simples, geralmente metálica, com grandes aberturas para iluminação (deve ser observada a insolação para que ela não se torne uma espécie de estufa da edificação) criados em forma cúbica, variando seu comprimento de acordo com o projeto. Existem empresas no mercado que oferecem containers prontos para morar, é o caso da “Lojas Container” (www.lojascontainer.com) que disponibiliza no site, variadas opções de containers, inclusive comerciais para compra.
Seja plano ou na montanha, o container é versátil é pode ser utilizado em qualquer tipo de terreno, variando apenas sua estrutura, e caso você mude de cidade, poderá leva-la junto (:
Aqui temos o exemplo do escritório da Puma, projeto do escritório Lot-Ek, foi criado para ser facilmente desacoplado e transferido para uma nova locação.
Se você tem alguma dúvida, comente que terei o prazer de respondê-lo(a). Semana que vem falo um pouco sobre interiores, espero que tenham gostado e até semana que vem.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!