
Ser hipster vai alem dos bigodes, óculos de acetato, e roupas retrô. O termo "Hipster" surgiu nos anos 40 como um calão, e surgiu com uma nova força nos anos 90-2000 para descrever um grupo de jovens na última etapa da sua adolescência, instalados nos grandes centros urbanos, que recusavam o comercial e o mainstream, e que se interessavam pela cultura alternativa, na sua moda, na sua música (especialmente no Indie Rock) e nos filmes independentes. Tal como o estilo Emo, este é um estilo de incoerência e que não é muito bem aceito pelos outros estilos alternativos.
Os hipsters estão sempre antenados nas tendências, se expressam muito através do jeito de vestir, gostam de músicas e lugares desconhecidos e abusam do consumo irônico, os hipsters nunca se acusam como tal: ser chamado de hipster é quase uma ofensa, ainda que se faça um grande esforço para ser um.
Estilo - Vestuario

Estilo - Vestuario
O vestuário assume uma certa importância na medida em que permite a identificação dos membros do movimento, mas também como um protesto à sociedade de consumo. A roupa é comprada ao menor preço e as marcas populares estão fora de questão para os Hipsters. Escolhem o econômico, têm preferência pela roupa nacional, comprada nas lojas de segunda mão, em feirinhas ou nas lojas alternativas ou brechós das grandes metrópoles. As calças escolhidas são sempre skinny fit (geralmente marrom e outros tons terrosos), de ganga ou de tecido; mas o corte justo é o escolhido.

Também são muito utilizadas às Pólos, camisetas de cores sólidas, largas, sujas de bolinhas de lã, gastas, ligeiramente furadas, camisas de flanela com estampado de xadrez. Hoodies (casacos esportivos), cardigans (casacos de malha). Óculos são muito utilizados, não somente de sol como os de para leitura, mesmo que não necessitem usá-los: óculos Buddy Holly, de Nerd, Ray Ban Wayfarer, coloridos ou com o clássico estampado tartaruga. Botas Doc Martens, tenis de skate, Reebok clássicos, Converse All Stars.Tudo isto faz parte do movimento Hipster.


Estilo De MusicaNão existe um gênero musical Hipster. Ou seja, este é um movimento que não se iniciou com um gênero musical, mas sim como um estilo de vida, que é o que o movimento Hipster é antes de mais. E seguindo a filosofia Hipster contra o consumismo, a mainstream e o popular, a música que se ouve dentro do movimento recaí sobre o underground alternativo. Bandas de garagem, música independente, música experimental, até mesmo Eletrónica, passando peloIndie Rock, pelo Grunge, pelo Punk, até aos subgéneros do Metal - a única restrição a nível musical é mesmo não ouvir música comercial e que esteja na moda. Da música independente, os mais ouvidos são The Animal Collective, Grizzly Bear, Belle & Sebastian, Jens Lekman, Neutral Milk Hotel, Klaxons, Cut Copy, Margot & The Nuclear So and Sos e ainda King Khan and The Shrines.
Blogues de música como Gorilla vs. Bear e Stereogum são uma boa ajuda neste tópico, conheceres pessoas com o mesmo gosto musical que tu também é uma mais valia. Contudo, os Hipsters tendem a deixar de ouvir determinada banda assim que ela se torna demasiado comercial e conhecida. Aqui entra a famosa frase Hipster: "Eu gostava deles antes de eles serem famosos."

Como já dito, os hipsters são grandes fãs dos brechós, pensando nisso separei 3 brechós daqui de São Paulo. As lojas são realmente bacanas e tem peças incríveis e conservadas. Percebo que muitas pessoas têm dificuldade para encontrar brechós, por mais que em São Paulo exista milhares deles. Então fica a dica!

HelpVocê também tem alguma sugestão de post, duvidas sobre estilo ou dificuldade para escolher e combinar looks ? Então entre em contato conosco que responderemos com prazer, assim como fizemos hoje com as dúvidas do Lucas.

- Email Estilocrispim@gmail.com