sábado, 11 de janeiro de 2014

    O mago pop: Andy Warhol

Olá leitores do Estilo Crispim, meu nome é Álvaro Danezine, e sou o novo colunistas do blog. Meu foco é comunicação social e minha coluna aqui no blog vai abordar assuntos como cultura pop, história e arte.
Entrar na equipe do Estilo Crispim, significa retomar projetos antigos. Conheço o Gabriel de longa data, porém algo bem superficial, por conta de ter acontecido apenas contatos  por conta de outros blogs e projetos que trabalhei em cima. Portanto, receber esse convite foi super interessante, dá pra imaginar ?!

Começo as atividades no Estilo Crispim, com uma temporada de personalidades do mundo que valem a pena serem lembradas, bom, esse seria o plano de início, a não ser por um leve contra tempo da minha parte, que escrevi um post sobre a Twiggy sem me lembrar que deveria ser sobre um homem. Relevando e continuando nos anos 60, meu escolhido pra ser o primeiro é o famoso mago pop Warhol, Andy Warhol.  

Não ficando muito atrás de Twiggy, Warhola (seu verdadeiro sobrenome) é uma personalidade multi-funcional, eu diria. Esteve envolvido com arte em seus muitos aspectos, e iniciou sua carreira como ilustrador em veículos como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker. Sortudo? Sim, porém nem sempre.

Andy durante a infância, foi acometido por uma doença que atingia seu sistema nervoso, o levando a ficar muito isolado, afastando-se do convívio social. Diz ele que serviu para aprimorar suas habilidades e formação de personalidade, um ótimo jeito de ver um período ruim.

Nos anos 60, a década em que se perdeu a inocência, marcada por gritos de liberdade, também foi a década em que Andy mais se destacou, quando começou a usar em seus trabalhos temas do cotidiano, como as latas de sopa campbell e a coca cola. Uma das mais famosas pop art da Coca, pintada em 1962 por warhol, é tão valiosa que os zeros mal caberiam aqui.

Sobre a coca Andy declarou o seguinte: "O que é legal sobre esse país, é que a América começou a tradição na qual os ricos, consomem basicamente o mesmo que os pobres. Você pode estar assistindo TV, ver uma coca cola e saber que o Presidente bebe coca cola, Liz Taylor bebe coca cola, e ai você pensa, você também pode beber."

Um pouco depois dos 60, Warhol investe também no cinema, criando filmes conceituais onde aparecem "apenas" pessoas paradas, ou um prédio visto da janela. Ele também chegou a retratar pessoas em formato Polaroid. Na música, Andy ajudou a difundir o glitter rock, marcado por androginia e estravagância e cheio de ambiguidade sexual.
Um filme intitulado "shot Andy Warhol", foi lançado após o episódio em que Warhol levou três tiros de uma mulher chamada Valerie Solanas, fundadora e única membra da SCUM, sociedade para eliminar homens. Sim, também fiquei boquiaberto depois dessa. Ai você chega a conclusão de que vale a pena ver o filme.
Andy também se aproximou da TV, uma de suas participações foi na MTV com o "Andy Warhol's Fifteen Minutes para MTV." Porém, em 87 Andy Warhol parte, deixando a esperança de que "In the future, everyone will be world-famous for 15 minutes" Andy W.

E aí, já tá na hora do parabéns?!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!