segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INSPIRE-SE NA FLAVIA JUNQUEIRA

Flávia Junqueira nasceu em São Paulo, tem 25 anos, vive e trabalha na capital paulista. É graduada em Artes Plásticas pela FAAP. Dentre as coletivas que participou, destacam-se Energias na Arte, promovida pelo Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), em 2009, e Olheiro da Arte, no Centro Cultural Justiça Eleitoral (Rio de Janeiro) em 2010. De fevereiro a agosto de 2011 participará do Programa de Residência Artística na Cité des Arts, Paris.
Os trabalhos da Flavia são ótimos. Mas, dentre tantos o meu preferido é: Mostra Gorlovka 1951, que, reúne fotografias realizadas no ano de 2011 em um decadente palácio da era soviética encontrado abandonado na cidade de Donestsk, na Ucrânia.


Ao nosso ver, dá a parecer que, Flávia levou ou alugou uma grande produção de brinquedos para as fotografias, certo? Mas não, todos esses brinquedos nas fotografias a seguir já estavam no local, abandonados. Lá funcionava uma especie de creche, para os filhos dos poderosos daquela época.





Já é sabido que, cada fotografo tem um olhar diferente do outro. Nunca vamos ter um olhar igualmente há outro fotografo, mas vale muito a pena se inspirar nos olhares e fotografias da Flávia.

 Já no embalo das fotografias da Flávia junqueira, e principalmente nesses trabalho: Mostra Gorlovka 1951. Que, é cheio de composições vou aproveitar a oportunidade e, dar uma complementada sobre o assunto.

     "Só de mudar seu ponto de vista, você muda completamente a aparência de sua imagem"
Composição é o modo como são organizados os diferentes elementos de cena diante da câmera. É tentador imaginar que o mundo é o jeito que é, e que tudo o que você pode fazer é chegar a um lugar, apontar a câmera e tirar a foto. Mas a fotografia é bem mais do que isso. No mundo real, normalmente não é possível mover os objetos para cá e para lá segundo suas preferências, mas em geral isso não é necessário.

Apenas mudar o seu ponto de vista e, às vezes, o comprimento focal da lente usada, pode  fazer com que a aparência da foto e dos objetos que a compõem mude completamente. Composição, em fotografia, é como regras de gramática na escrita. Se você não puser o que está pensando na ordem certa, usando as palavras adequadas  e com a pontuação correta, ninguém  vai entender exatamente o que você está tentando dizer. Na fotografia, se você clicar aleatoriamente, sua imagens irão parecer visualmente incoerentes, sem ponto focal ou significado claro. Com uma certa consciência na composição é possível atrair a atenção do espectador para seu tema, criar justaposição interessantes entre objetos e fazer com que o público veja e sinta exatamente o que você deseja...


Mas a composição não trata apenas de tornar mais claro o significado de suas imagens. As fotografias também podem ser satisfatórias, desafiadoras  ou intrigantes em um nível puramente gráfico, e isso cabe ao arranjo das formas, tons e linhas na foto.




Saiba mais sobre a fotografa Flavia Junqueira: Site http://www.flaviajunqueira.com.br/index.htm Blog: http://flajunqueira.blogspot.com.br/

Fotos: Flavia Junqueira

Comentários
0 Comentários