segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

   Falando de moda - Burberry

Falando de moda, é a nossa nova coluna aqui do blog, que tem como foco central apresentar e contar um pouco da história de algumas grifes e profissionais pioneiros do mundo da moda. Sim, antes de tomar à decisão de escrever sobre esses assuntos e criar essa nova coluna, eu falei com alguns estudantes de moda, alguns pessoalmente, amigos meus, outros por internet mesmo. Percebi que nem todos conhecem à história de algumas grifes e nem de quem  às fundou, não é tão importante assim saber mas, um conhecimento a mais sempre ajuda, concordam ? Ainda mais quando se trata de alguma grife que enchemos a boca para falar que curtimos o trabalho, conceito da tal.

Bom, para inaugurar nosso primeiro post na coluna, falando de moda, falaremos da grife que é dona do xadrez mais famoso e desejado do mundo, Burberry.
O jovem tecelão, Thomas Burberry aos 21 anos, resolveu abrir uma loja de roupas nos meados de 1856. Como aprendiz da tecelaria inglesa, ele preocupava-se muito com a qualidade de suas peças inclusive com aspectos de resistência e durabilidade, que ganharam a confiança dos ingleses e transformaram sua loja em um grande empório em menos de 20 anos.
A inovação advêm da criação do tecido gabardine que demonstrou-se impermeável e resistente, perfeito para dias de chuva intenso europeus. Os casacos feitos com este tecido foram um sucesso de vendas, que devido suas propriedades passou a ser adotada exército britânico o qual acresce detalhes funcionais e bolsos utilitários. Em 1911, equipado com casacos desenvolvidos pela BURBERRY o explorador norueguês Roald Amundsen se tornou o primeiro homem a cruzar o Pólo Norte. Thomas criou um modelo primário em 1895 e o trench coat em 1914, sendo ambos foram vestidos pela primeira vez em guerras, ao adicionar eqaulettes e argolas em forma de “D”. Conceitualmente define-se como um tecido diagonal de 45 a 63 graus no lado direito. Sua construção é uma sarja, com o efeito de estrias fina de fibras naturais ou sintéticas, gerando uma tecitura firme, durável e compacta.
Modelo Burberry,1917 Em inglês, "trench" significa trincheira e "coat'' casaco, ou seja, casaco para usar na trincheira (local onde militares se protegiam durante as batalhas). Nascia o trench coat ("casaco de trincheira"), a capa cáqui com ferro xadrez que entrou no panteão dos clássicos desde que foi usada pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme casablanca e até hoje a marca registrada da Burberry . O grande mérito da dupla Rose Marie-Bailey foi saber pegar um produto empoeirado e reinventá-lo em linguagem jovem e moderna.

O xadrez Burberry é marca registrada e foi criado por volta de 1920,fazendo às vezes de forro para os casacos modelo trench coat, o tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerada inadequado leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã para diferentes ocasiões - celebrações,caçar,trabalhar e até mesmo para namorar. Freqüentemente a rainha Vitória fazia visitas a sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e isso incentivou a moda de roupas de tartã, já que o uso era apropriado para datas comemorativas.

Seu padrão xadrez mais conhecido do planeta (construído nas cores preto,vermelho bege e branco). Há quase duzentos anos os treanch coats da Burberry, forrados em xadrez, seguem clássicos, antigamente utilizados somente para roupas de frio e viagem, ganharam projeção pela qualidade e versatilidade associadas.
Nos anos de 1950,a empresa foi vendida e perdeu um pouco de sua identidade, mas não foi esquecida, ainda aparecia nos guarda-roupas de homens e mulheres de meia idade devido a sua reconhecida qualidade
A marca começou a sua internacionalização somente na década de 70, quando uma loja âncora foi aberta em Manhattan. Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século xx, a marca em si ficou perdida no acelerado "Mundinho fashion" e relacionada a um público acima de 50 anos. Mas, a reviravolta começou em 1991 pela linha de perfumes criadas por Christopher Bailey, com fragrâncias plenas de frescor e trazem a sensação de realização e vitória, típicos de quem sabe o que quer e não mede esforços para atingir seu objetivo.
Em 1997 quando a empresa GUS (que detém a maior parte das ações da BURBERRY) convidou a americana Rose Marie Bravo, presidente da tradicional loja de departamentos Saks fifthi Avenue, para ser a principal executiva da marca BURBEBBY fashion. Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista de Jil Sander para comandar a crianção das novas coleções da marca britânica.

Desde 1998 até então desenvolveu uma linha de vestuário chamado Prorsum (do latim,"que vai adiante"). O fotógrafo Marcio Testino fez a campanha publicitária,fotografando Kate Moss em preto e branco. Resultado: Sem perder os tradicionais compradores e os turistas que assolam a loja londrina, faixa etária do público mudou de 50 para a média de 30 anos.
Há cerca de 10 anos, decidiram revolucionar a cara da Burberry para rejuvenescer a marca e torná-la mais fashion. Kate moss foi a contratada para a campanha publicitária e recentemente Emma Watson (Hermione em Harry Potter), nova linhas foram criadas, como a Burberry London, que é o segmento mais conhecido e rentável da Burberry até hoje, sob a direção de Christopher Bailey, que trouxe sua experiência em marcas como Gucci e Donna Karan para revitalizar a Burberry.
(Desfile de inverno 2014, que foi transmitido ao vivo, aqui no blog)

Bom, meus caros amigos, espero que tenham gostado do primeiro post da nova coluna, Falando de moda. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para o próximo post, nos envie, que faremos o máximo para criar um post sobre. Nos encontramos no próximo post.
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