domingo, 20 de abril de 2014

LOFT: Prático e versátil

Boa tarde, por problemas técnicos meu post de semana passada sumiu e não foi ao ar, por isso resolvi reescrevê-lo. Semana que vem escrevo sobre contêineres.

Com certeza você já ouviu falar em lofts, mas você sabe o que são? Existem dois tipos de lofts que classifico em: “Verdadeiros lofts” e os “criados lofts”. Os verdadeiros lofts surgiram em meados dos anos 50, quando se resolveu transformar antigos galpões e grandes garagens em escritórios e residências. Hoje em dia existem escritórios de arquitetura especializados em transformar antigos galpões em lofts.

Discordo de textos que dizem que lofts são atuais, por já existir há mais de 60 anos. Um loft não precisa necessariamente ter um pé-direito alto, mas deve transformar sua utilização original em outra. Procurando por imagens para o post percebi a escassez de projetos e imagens de “verdadeiros lofts”, por ter virado modismo (no Brasil) nos dias de hoje, mas em sites norte-americanos encontrei (você pode conferir alguns projetos em www.mesh-arc.com). As imagens do projeto abaixo são de um antigo estábulo, que virou residência. Percebe-se que as instalações são feitas aparentes, isso evita quebra-quebra da estrutura, que muitas vezes é feita com chapas de aço e madeira, fazendo com que se tenha uma fácil manutenção e também possa ser utilizada como recurso estético.
Os “criados lofts” são espaços com pés-direitos altos, grandes aberturas e instalações muitas vezes embutidas na parede (na minha opinião perde um pouco da essência de loft). Os lofts geralmente possuem poucas paredes e um mezanino (apenas dividindo o banheiro e o quarto)
Separei um vídeo que mostra a criação de um apartamento com um conceito de loft e lego-style (por ser todo projetado de forma totalmente útil) criado pela arquiteta Barbara Appolloni, espero que gostem:


Um comentário:

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!