sábado, 12 de abril de 2014

Entrevista: Rafael Pavarotti

A fotografia é uma das formas mais rápidas de se comunicar atualmente, como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, simplificar as coisas com um só click já deixou de ser novidade com a chegada do instagram, facebook, flickr... E no meio desse mar de imagens postadas a cada segundo, há aqueles que usam essas tecnologias para transformar a fotografia em uma arte sem prazo de validade, carregadas de conceitos e significados.

Rafael Pavarotti é uma dessas pessoas carregadas de fotografias conceituais voltadas para moda , lugar do qual ele achou seu chão. Nascido em Belém do Pará, começou com grandes nomes da moda brasileira como Paulo Borges, Paulo Martinez, aos 16 anos, e agora, aos 20, já está despontando em revista como Vogue, Playboy, Elle Magazine das quais faz grandes exposições de tirar o fôlego.

Fizemos uma entrevista com Rafael e nela ele conta mais detalhes sobre sua carreira:


Estilo Crispim: Quando você falou: ”Agora eu sou um fotógrafo profissional?

Rafael: Então, acredito que foi partir do momento em que as pessoas começaram a respeitar o meu trabalho me dando credibilidade e confiando que eu tenho capacidade de fazer junto a elas e me dando trabalhos grandes para realizar!! Acho que foi a partir dai que comecei a me considerar um profissional.




Estilo Crispim: Como foi que recebeu o convite para fotografar em revistas como Vogue, Elle etc.?

Rafael: Em Outubro de 2013 A Vogue Brasil me procurou para ser colaborador na edição especial do Rio de Janeiro, que é realizado todo mês de novembro, em seguida me mudei para São Paulo e fui convidado pela redação da Revista Elle Brasil para fazer parte do time de colaboradores assinando o primeiro editorial para a revista na edição de Março.


Estilo Crispim
: Você é de Belém, certo? Quando foi que você se mudou para São Paulo e porque fez isso?

Rafael
: Nasci em Belém do Pará, saí da minha cidade aos 15 anos após ter trabalhado em um desfile com a equipe da SPFW homenageando o estilista Lino Vila Ventura que é meu conterrâneo, logo após esse trabalho, o diretor de desfile Paulo Borges me fez um convite para vim trabalhar nas semanas de moda. Organizei minhas coisas, conversei com minha família a respeito da oportunidade, todos ficaram meio apreensivos, mas me deixaram seguir em frente; larguei tudo e vim atrás da oportunidade que eu estava tendo naquele momento de trabalhar com o melhor time do mercado! Em seguida comecei a fazer assistência para alguns fotógrafos importantes circulando pelos principais editorias, campanhas e etc.

A partir daí, fui entendendo o mercado e fui me aprimorando mais ainda no que eu queria para mim, aos 18 anos comecei a fotografar profissionalmente e começar a fazer grandes trabalhos, hoje aos 20 anos estou residindo em São Paulo e agenciado pela Agencia ABA MGT.


Estilo Crispim: Qual a sensação de ser considerado da nova era da fotografia de moda do país?

Rafael: Pra mim é um privilegio receber esse titulo, nosso país é de uma cultura rica, temos tantas coisas lindas para captar, tantas historias para registrar, acredito que essa seja minha satisfação daqui pra frente, tentar trazer cada vez mais essa identidade de fotografia de moda para o nosso país, para sermos também uma grande referencia lá fora para grandes profissionais.

Acredito que a nova geração de fotógrafos esta vindo com uma identidade muito sentimental em tudo que faz, eu acredito nessa nova geração e acredito que todos irão fazer a diferença.

Estilo Crispim: Quais são os equipamentos para tirar essas fotos maravilhosas?

Rafael: Normalmente muito dos meus trabalhos eu uso luz bruta, proveniente da luz do sol. Acredito que é a luz mais linda a ser captada ao ar livre, sempre deixo os equipamentos para o estúdio, quando estou fazendo campanhas e outros trabalhos que exijam eles.


Estilo Crispim
: Como defines o teu estilo fotográfico?

Rafael: O meu trabalho é mais conhecido pelo externo, eu amo fotografar ao ar livre. Poucas pessoas hoje em dia usam a luz bruta, a luz do sol, e eu gosto de clicar ao meio-dia (risos). Em relação ao estilo editorial, eu gosto de algo muito sofisticado, elegante e ao mesmo tempo muito sexy. A mulher da minha fotografia tem muito dessa elegância, de uma mulher moderna e super independente.

Estilo Crispim: Não podemos falar do teu estilo sem as referencias. Quais são elas? 

Rafael: A lista é infinita, mas vou citar alguns clássicos que eu amo: Peter Lindbergh, pela sua delicadeza em extrair os melhores retratos e momentos super descontraídos. É uma fotografia gostosa e pura de ver. Helmult Newton é sensacional, um dos caras que mais admiro pela sua ousadia em retratar a sensualidade da mulher de uma maneira peculiar e expressiva.


 Estilo Crispim
: No Instagram vemos fotos dos bastidores de suas produções. Como é a sua relação com as modelos e o ritmo entre vocês?

Rafael: Eu costumo ter uma relação sempre gostosa com todos, acredito que meu set de trabalho tem que ter a melhor energia do mundo para tudo fluir com muito amor, gosto de deixar todos à vontade e se sentindo leve, não gosto de ninguém tenso, gosto de ver todos sorrindo, se sentindo como se fossemos uma família

Estilo Crispim
: E por fim, qual a dica que tu darias pras pessoas que pensam em seguir os mesmos passos.

Rafael: A dica é que se você ama o que faz, não desista, corra atrás, lute por isso, dê o seu melhor, o caminho é árduo existem muitas pedras e espinhos no caminho até a conquista, mas quando você chega lá, olhas para trás e diz: “vale a pena tudo que passei pra chegar ate aqui”. As coisas acontecem no tempo de Deus na vida de cada pessoa, não adianta achar que sua vida tem que ser igual a do fulano ou do sicrano porque não é, Deus reservou o melhor para cada um, e cada um tem um historia a ser vivida.

Um beijo para todos e sempre se lembrem de fazer tudo com muita dedicação e não esquecer que o amor é o ingrediente essencial para ter um resultado perfeito no trabalho.




Uma pessoa muitíssimo simpática, Rafael já uma das referencias de fotógrafos brasileiro. Pra quem quiser acompanhar os seus trabalhos, aqui vai os links:  Facebook |Blog

Entrevista realizada por: Ediago Quincó
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!