quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Surrealismo Fotográfico

O assunto de hoje é fotografia, mas não é qualquer assunto da fotografia, é sobre surrealismo, movimento pelo qual eu, Ediago, me apaixonei perdidamente. Então vamos a isto:
(Rene Magritte - Son of Man)

O surrealismo foi um movimento artístico iniciando na França em 1920 e tinha como base: Ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação... As constantes incertezas políticas da Europa e os estudos da psicanálise de Freud criaram um clima favorável para o surgimento dessa arte. Muitos artistas se destacaram, entre eles estão Salvador Dali e Rene Magritte.
(Salvador Dalí – Enchanted Beach With Three Graces)


A cultura do subconsciente fez com que essa arte expandisse rápido suas teias por todas as gerações, passando de texto para pintura e da pintura para fotografia; Sempre me contate adaptação.

Já na era da fotografia analógica, nome como: Phelippe Hastman e Duane Michals beberam dessa água translúcida e confusa do surreal.
(Duane Michals)



Mas onde quero chegar? Em meio a tantas tecnologias que temos hoje, é relativamente fácil fazer uma imagem como Abaixo em programas como Adobe Photoshop. (Obs: O artista Philippe Haslman demorou 5 horas, 26 cliks e quatro assistentes para a execução dessa captura).
("Dali Atomicus" Fotografia de Philippe Haslman do artista surrealista Salvador Dali)
Com todo esse emaranhado de tecnologias e técnicas existentes, muitos artistas contemporâneos vêm se destacando, mesmo que anonimamente, com seus trabalhos de cair o queixo, mostrando seus talentos em imagens de tirar o fôlego.
(Fotografia flickr: Stefan.Heider)   
Estados Unidos e países da Europa são pioneiros nessa temática, pois já tem uma estrutura bem forte em técnicas e equipamentos mais avançados com custo baixo.
(Fotografia flickr: moritzaust)
(Fotografia flickr: Stephen Maycock)


"Então falo eu: Quem disse que você precisa da melhor câmera do mundo?!"

Conheço pessoas que trazem resultados ótimos com o uso de equipamento bem simples. Falo por experiência própria que fazer/produzir uma imagem nesse estilo não é tão fácil assim, mas também não é impossível.

O Brasil é um dos países que mais cresce na arte de fotografar e o numero de adeptos só faz aumentar, seja por hobby ou por profissão. Mas claro, sempre tem quem pergunte: Então Ediago, existem pessoas que fazem esses tipos de fotos aí aqui nesse 'Brasilzão' de meu Deus?!” E eu digo que sim, muito bem obrigado.
Podemos entender então que os tempos mudaram, mas a arte continua a mesma, não é?!

Agora irei lhes mostrar trabalhos de fotógrafos brasileiros nesse contexto, olhem: 
(Obs: Algumas fotografias aqui colocadas podem ser consideradas Fine Art

(Fotografia flickr: Matt x_O)

(Fotografia flickr: Matt x_O)
(Fotografia flickr: Matt x_O)


(Fotografia flickr: Thiago SL)
(Fotografia flickr:Ediago Quincó )

Um comentário:

  1. Um dos movimentos, que não só na fotografia, mais me cativam!

    ResponderExcluir

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!