quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estilo arquitetura

Falar de moda e arquitetura é como falar de primos, o objetivo de cada um é diferente, mas a família e a essência é a mesma, alguns dizem que a arquitetura e a moda namoram e realmente, a arquitetura tem influência da moda e a moda tem influência da arquitetura, duvida? Você sabia que alguns grandes designers de moda são também arquitetos? Pois é, você nunca reparou em um mobiliário que lembra muito uma peça de roupa? Sim, existem vários pontos em comum entre ambas. Assim como na moda, algumas peças de mobiliário nunca saem de moda e são datadas entre os séculos XVIII e XIX. O tema do meu primeiro post é sobre arquitetura histórica e de estilo:


A arquitetura surgiu, assim como a moda, da necessidade de proteger-se das intempéries e sempre houve um interesse em adornar as vestes e o lugar em que viviam, que com o passar do tempo, ampliou-se a gama de materiais para a sua produção.

Pulando a parte rupestre, a arquitetura destacou-se com a criação do modernismo, que é o que convivemos atualmente, sendo um dos meus principais focos. Com o modernismo, a arquitetura deixou de ser tão romântica e passou a ser de estilo. É função do arquiteto ou designer de interiores, identificar o estilo do cliente, analisando os hobbies, o dia a dia, as roupas, enfim, fazer um raio-x do cliente, para então compreender o estilo de cada um e propor o projeto.
FOTO ARQUITETURA MODERNISTA - CASA DA CASCATA

De início vou apresentar algumas mobílias que possivelmente você já tenha visto, com suas respectivas datas:
A linha Grand Confort (de 1928) de Le Corbusier, trouxe para o modernismo a possibilidade de usar as poltronas no meio dos ambientes (ambientes conjugados), pois tem uma finalização no acabamento de todos os lados, coisa que antes era difícil de se encontrar, pois os móveis eram feitos para ficar na frente de paredes. Com isso, surgiram novas formas de se produzir móveis, com linhas simples e um bom acabamento:
Um ano depois (1929) de criada a linha Grand Confort, surgiu a poltrona Barcelona, grande ícone do design de interiores, projetada por Mies Van der Rohe com o mesmo intuito da linha Grand Confort:

Espero que tenham gostado, por aqui consigo expressar um pouco da minha paixão pela arquitetura. Xoxo!

Por: Nano B


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário, é sempre bom ler outras opiniões!